Laboratório Diesel

Laboratório Técnico SOS DIESEL

Nosso Laboratório Técnico é equipado com técnologia de ponta para medição e reparo dos mais variados modelos de Bombas Injetoras fabricados no mercado mundial.

Conheça parte de nosso Laboratório!

Bancada de Testes Diesel Bosch EPS 708

A nova bancada de teste Diesel EPS 708 foi Projetada especificamente para injetores de common-rail e bombas de injeção common-rail, a EPS 708 vem preparada para atender a demanda de pressões de injeção em motores Diesel cada vez maior. Este equipamento foi desenvolvido para atender os sistemas eletrônicos Diesel da Bosch, Delphi, Siemens e Denso.

Atualmente, o padrão de pressão dos sistemas é de 1800 bar, mas está subindo. A EPS 708 consegue manusear testes com até 2200 bar e, além disso, vem preparada para os desenvolvimentos futuros da tecnologia Diesel, pois seu Rail, recém-desenvolvido, foi projetado para suportar pressões de até 2500 bar.

A Bosch também desenvolveu um novo conjunto de teste para os injetores Piezo como um meio adicional de verificar os componentes do common-rail. Além disso, a empresa desenvolveu um método de teste de alta precisão para determinar eventual desvio a cada jato de injeção, possibilitando que as oficinas façam o diagnóstico de falhas específicas em injetores common-rail. Um novo sistema de fixação múltipla para injetores Diesel de common-rail reduz ainda os períodos de configuração dos testes. É possível testar até quatro injetores para veículos pesados e seis para veículos leves, ao mesmo tempo, reduzindo o período dos testes em até 75%.

Períodos mais curtos de configuração, maior segurança e performance
Com a nova banca Diesel EPS 708 é possível testar os injetores de common-rail e as bombas de injeção de common-rail feitos pela Bosch e por outros fabricantes. No EPS 708 as quantidades de injeção são medidas eletronicamente e a alimentação de pressão da bomba e do fornecimento de lubrificante também é regulada eletronicamente.

A área de trabalho da bancada de teste é coberta por uma capa robusta, que proporciona proteção contra peças soltas. Isso reduz o período de configuração do conjunto da bomba enquanto simultaneamente aumenta a segurança do operador, pois o motor da bancada para de trabalhar imediatamente se a capa for erguida durante a operação.

Os componentes hidráulicos, por sua vez, são protegidos de contaminação por um filtro integrado no novo rail de alta pressão. O rail também está equipado com um sistema de resfriamento integrado para manter uma baixa temperatura durante testes contínuos.

Todos os intervalos de serviços realizados são monitorados e exibidos eletronicamente. Além disso, o sistema de autodiagnóstico da bancada oferece ao mecânico informações confiáveis relativas aos requisitos de serviços não programados, tais como uma troca de filtro adicional.

Cenários específicos de falha necessitam de um melhor procedimento de medição
A Bosch é o primeiro fabricante mundial a lançar um pacote de retrofit para oficinas Diesel com objetivo de determinar as variações entre injeções individuais por meio de medição de desvio de cada jato. Em casos especiais, a variação dos jatos deve ser estabelecida para identificar falhas raras. Em comparação aos sistemas de medição convencionais, este novo procedimento amplia o escopo de teste para cobrir cenários de falha específicos.

A técnica reduz testes múltiplos desnecessários e evita a repetição de retirada e instalação dos injetores do veículo. A nova tecnologia de medição pode ser retro-adaptada nas bancadas de teste Diesel EPS 815 e EPS 708.

Novo sistema de fixação múltipla dos injetores de common-rail
Um novo sistema de fixação múltipla dos injetores reduz os tempos de configuração e possibilita uma operação mais flexível e precisa. Até quatro injetores de common-rail de veículos comerciais ou seis injetores solenoides ou de common-rail Piezo para carros de passeio podem ser fixados à bancada de teste Diesel ao mesmo tempo. O sistema de fixação múltipla apresenta uma câmara de injeção universal para injetores Bosch e de outros fabricantes, bem como uma fixação de ação rápida. Seu projeto inovador oferece às oficinas muitas vantagens práticas, tais como montagem impermeável dos injetores de veículos comerciais e amortecimento dos injetores individuais para proteger os tubos de pressão de teste. O novo sistema de fixação de common-rail pode ser usado nas bancadas de teste Diesel EPS 708 e EPS 815. 

bancada de teste Diesel Bosch EPS 617 

A nova bancada de teste Diesel Bosch EPS 617 apresenta grande precisão, proporcionando à oficina mais economia e rapidez nas operações. Com uma construção robusta, a EPS 617 oferece ótima acomodação dos componentes internos e dos sistemas de injeção a serem testados, o que significa mais praticidade para o operador. Sua estrutura hidráulica suporta altas pressões de teste, com menor consumo de água. Além disso, o aprimoramento dos sistemas eletroeletrônico e de ventilação garante ao equipamento o máximo de vida útil. 15 kW de potência de saída nominal Essa robusta bancada de teste permite às oficinas Diesel verificar bombas em linha e bombas rotativas de forma eficiente (ver página 6). Seu design moderno confere à oficina o aspecto de competência e profissionalismo que o mercado procura. A EPS 617 contribui com o meio ambiente, ajustando com precisão o sistema de injeção Diesel. 

Sistema informatizado integrado inclui: 

• gabinete com CPU, teclado e mouse óptico 

• monitor colorido 17" LCD 

• impressora colorida a jato de tinta 

software de fácil manuseio Possibilita: 

• imprimir relatório para o cliente 

• gravar os dados de testes realizados 

• fazer processo início de débito automático 

• agregar sistema de bomba de alimentação de óleo lubrificante no interior da bancada e acionamento direto pelo controle remoto da bancada 

• Sistema de acionamento direto com alto grau de rendimento. 

• A cremalheira para regulagem da altura do dispositivo de medição torna o trabalho mais simples. 

• Maior vida útil dos tubos de pressão, pois raramente é preciso dobrá-los (o dispositivo de medição pode ser regulado em todos os níveis). 

• As excelentes características de uniformidade no funcionamento e a estabilidade do número de rotações garantem elevada precisão de repetibilidade, principalmente durante o processo de injeção: – acionamento direto – maior massa de inércia do volante – ajuste e estabilidade da rotação extremamente rápida – regulagem da posição de início de débito automático – alta precisão de 0,1° no posicionamento do eixo (início de débito)


Teste de Bico Injetor EPS 200


Novo EPS 200: Teste componentes Diesel de forma automática, segura e rentável

Realizando o processo de teste automático com o novo EPS 200 da Bosch se determina, em um tempo mínimo, se o componente testado pode continuar sendo utilizado. Através da medição de quantidades com valores de teste, o EPS 200 permite efetuar a medição do fluxo de marcha lenta, do fluxo de retorno e do fluxo de plena carga em CRI e CRIN.

Testar com segurança e pouco trabalho

- Unidade bomba-injetor mediante adaptador de suporte;
- Porta-injetor de 1 mola/2 molas;
- Conjunto porta-injetor com sensor de movimento de agulha;
- Suporte ajustável;
- Eletroválvula de injetores Common Rail;
- Eletroválvula de injetores Common Rail (marcas de outros fabricantes).

As vantagens:

- Compacto aparelho de mesa para qualquer oficina;
- Excelente rentabilidade graças ao processo de teste Automático;
- Interface de usuário intuitiva com tela tátil;
- Base de dados integrada para armazenamento de valores de teste e dados do cliente;
- Teste dos injetores baseado no fluxo de alimentação;
- Com aspiração e programa/dispositivo de varredura Integrados.